Unogwaja Challenge - 1650 km de bike e 90 km de corrida!

04/11/2015 19:42

Unogwaja Challenge é um desafio criado para homenagear e seguir os passos de Phil Masterton-Smith, uma lenda  da  Comrades, uma das Ultramaratonas mais famosas do mundo, realizado na África do Sul. Phil esteve envolvido nas duas chegadas mais apertadas da história da Comrades. Em 1930, ele chegou em segundo lugar. No ano seguinte ele venceu a prova e se tornou o vencedor mais jovem da história com apenas 19 anos de idade.

capa_rodrigo

Em 1933, ele não tinha condições de pagar a tarifa do trem da Cidade do Cabo para cidade de largada da Comrades. Então pedalou 1700 km, saindo da Cidade do Cabo para Pietermaritzburg, correu a prova e terminou na décima colocação. Tragicamente, Phill morreu em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial. Seu apelido era ” UNOGWAJA ” que em Zulu significa Lebre. Por isso o logo do desafio é uma Lebre.

78 anos após o feito de Phill, em 2011, 4 jovens resolveram seguir seus passos, pedalando 1677 km em 10 dias e correndo a Comrades no 11º dia. Correram a prova usando as mesmas cores do uniforme que Phil usou e defendeu anos antes. O desafio criado está ligado a história da Red Sock Friday (RSF), uma comunidade global que divide uma paixão em comum pela vida. Seus membros usam meias vermelhas todas as sextas feiras do ano para sempre sentirem-se próximas umas das outras, mesmo que distantes fisicamente.

A história das meias vermelhas começou também na Segunda Guerra Mundial, com um veterano que capturado na mesma batalha em que Phil morreu, fez um trato com 2 amigos também presos: se algum deles voltasse vivo, passaria a usar meias vermelhas para estarem sempre próximos uns dos outros. O desafio ganhou vida e o Unogwaja Team se reuniu através do RSF.

Ano passado, 2014, tivemos a participação do primeiro brasileiro da história a integrar o time UNOGWAJA, Nato Amaral, de São Paulo. No mês de agosto abriram as inscrições para formação da equipe do próximo ano. Foram 27 inscritos de vários países do mundo. Desta etapa foram selecionados 19 para uma entrevista via Skype com os organizadores. Destes, foram anunciados em um evento ao vivo em uma rádio sul africana os 12 integrantes do desafio no próximo ano.10704109_836661656351579_272295197680584309_n

Rodrigo Richard foi um deles e será o primeiro carioca a participar do Time UNOGWAJA em 2015, juntamente com outros 2 brasileiros: o próprio Nato que irá retornar e Alessandro Muknicka. Serão 3 Brasileiros, 7 Sul Africanos, 1 Australiano e 1 Inglês. 9 homens e 3 mulheres.

Unogwaja Challenge é um evento de grande importância na África do Sul, onde os participantes pedalarão por 10 dias (entre 21/05/2015 e 30/05/2015), totalizando cerca de 1700 Km e correrão a Comrades, 87 Km, no dia seguinte (31/05/2015). No próximo ano a Comrades completará 90 anos e será o percurso de subida. Durante todo desafio os atletas serão amparados por uma equipe de apoio com fisioterapeutas, fotógrafos, mecânicos, etc.

Não se trata de um evento de cunho estritamente esportivo ou de desafio pessoal. Cada um dos 12 membros da equipe será responsável por angariar fundos para instituições de caridade na África do Sul. Além disso, durante os 10 dias de pedal, Os atletas passarão por diversas cidades, conhecendo muitos costumes e existirão algumas ações sociais. Eles dormirão em escolas para crianças carentes, abrigos para sem-tetos, etc. Experiência de vida ímpar.

Rodrigo afirma que estará realizando um grande sonho, pois sempre quis utilizar sua grande paixão, os esportes, para ajudar quem precisa. Agrade a oportunidade de realizar este desejo em maio.

No decorrer destes 5 meses Rodrigo se dedicará muito aos treinamentos de bike, corrida e ações de marketing visando angariar as doações para as instituições pela qual ficará responsável.

No momento, Rodrigo está promovendo duas ações simultâneas para arrecadação de fundos. Diretamente no próprio site do evento www.unogwajachallenge.com e através da venda de Kits ( camisa, viseira e sacochila) por R$125 e camisas R$ 70.
 
1 - KIT R.RICHARD 04 Final
Para interessados no kit ou camisa só encaminhar email para rod.joao@bol.com.br ou diretamente no link  https://docs.google.com/forms/d/1mI14McHgDtGKCPScGGOq9-zOQfUsZQ60F4zLM-Qe5y4/viewform

Quem quiser acompanhar mais sobre esse desafio, acompanhe o Rodrigo pelas redes sociais:

Facebook: RodrigoeNadjala Runners
Instagram: rodjoaoT
witer: rjoao13

Nós do Corrida Urbana desejamos toda sorte e sucesso do mundo para o Rodrigo e todos outros atletas do desafio.

Filantropia:

 Unogwaja tem umamissão filantrópicaO Light Fund é a parte mais importante da proposta do Unogwaja. O Light Fund gera suporte financeiro a algumas instituições na África do Sul, especialmente com foco em educação, desenvolvimento / capacitação e assegurando que há o senso de responsabilidade em todos aqueles que são beneficiados.

slide_sml_1

Clique na foto para saber mais sobre a Lebone Villiage!

As organizações que são suportadas pelo Unogwaja tem o desenvolvimento doempowerment e da autoconfiança como pilares essenciais naqueles que são suportados. Aqui reside mais uma aderência forte com o que acredito. Precisamos de projetos e instituições que sejam, acima de tudo, capacitantes! Que permitam que as pessoas caminhem com suas próprias pernas. Além disso, há uma forte preocupação com a perpetuidade do suporte que o projeto gera. Mais informações aqui: Light Fund.

E as Red Socks? Para dar um charme ainda maior e fazer de tudo isso algo ainda mais mágico, encantador, inspiracional e lúdico, há mais uma história conectada ao Unogwaja.

rsf_tumbler_landingpg_smallRed Socks Friday é um movimento dedicado a fazer a diferença, ser apaixonado,inspirar pessoas e ser inspirado, manter uma atitude positivalembrar dos amigos e expressar quem se é. É uma jornada, um sentimento, uma causa, um compromisso, um tributo. Este movimento começou a se espalhar pela África e o restante do mundo quando dois amigos, ao retornarem pra casa depois de uma viagem, decidiram que precisavam de algo que representasse a amizade deles e as memórias que construíram, bem como a paixão que compartilhavam pelas aventuras por vir.

Eles lembraram de uma história de coragem e amizade que os moveu e inspirou-os a começar uma nova jornada juntos, não importando onde os rumos de suas vidas pudessem os levar. A história pertencia a Sidney Feinson, um sul-africano veterano de guerra. Feinson juntou-se ao Exército em 1941; foi capturado e enviado a um campo de concentração ne Itália, juntamente a outros 97 soldados sul-africanos, durante a Batalha de Tobruk (a mesma batalha que o Unogwaja Phil foi morto).

written2

Feinson

Depois de 12 meses aprisionados, Feinson e outros dois amigos conseguiram fugir com a ajuda de uma mulher e um padre, escondendo-se em casas e igrejas ao longo do caminho, em busca de fugir das tropas germânicas. Feinson e seus amigos decidiram fazer um pacto para homenagear os amigos perdidos, aqueles que não conseguiram fugir e os que morreram na batalha: eles usariam meias vermelhas (as Red Socks!) como um símbolo de amizade, união e recordação.

Esta é história de amizade e conexão que iniciou o movimento intitulado “Red Socks Friday”, um fenômeno internacional dedicado a fomentar o crescimento do mesmo espírito do Feinson e seus amigos, como um tributo a seus amigos e à jornada que compatilharam. Agora, os “Red-sockers” ao redor do mundo estão embarcando em suas próprias jornadas, inspirados e apaixonados pelas vidas que vivem, colecionando suas próprias histórias para compartilhar uns com os outros.

John McInroy é o fundador do RSF (Red Socks Friday) e iniciou o Unogwaja Challenge em 2011 com o objetivo de levantar fundos. Desde então, a cada ano, o Unogwaja Challenge tem a missão de arrecadar fundos para suportar o Unogwaja Light Fund, instituições com o enfoque citado acima, os “Lights“.

teamunogwaja2

Red Socks significa algo diferente para cada um, mas de forma simplificada o sonho é espalhar energia positiva ao redor do mundo e conectar o máximo de pessoas com a mesma vibe e, desta forma, apoiar movimentos e momentos positivos. Para resumir tudo isso numa palavra, usamos shoOops! Esta palavra é o maior barato: não tem tradução em língua alguma, nem significado padrão, simplesmente é carregada com a melhor das vibrações e energia que existe, uma expressão máxima de felicidade e bons sentimentos. 

 

Para saber mais sobre os “Lights”, veja Unogwaja Light Fund – Empowering People. Este foi o vídeo que me deixou “incomodada”, da forma mais positiva que existe: uma vontade incontrolável de fazer parte e contribuir.

Por fim, a frase que representa todo o espírito desta missão:
Wherever you go, go with your heart“.

xxx3 (1)

Equipe MTB Guaira

Contato

MTB Guaira rua monjoli 790
GUAÍRA - PR
85980-000
+55.4436423614
+55.4499934954
contato@mtbguaira.com.br