Transporte sua bike com segurança

28/05/2014 18:48

Por mais que utilizemos nossas bicicletas, sempre haverá a situação em que teremos que transportá-las em nossos carros, seja para uma viagem ou mesmo para levá-la até aquela trilha maravilhosa longe de casa.

Neste caso, qual será a melhor maneira de transportá-la? Com certeza não será desmontando-a e colocando no interior do veículo.

Usar um suporte externo no carro facilita o transporte das bikes, mas exige redobrada atenção. Afinal, um rack de má qualidade poderá comprometer não apenas a lataria de seu carro, mas também a integridade de nossas tão amadas bicicletas.

Existem hoje vários modelos de suporte no mercado, com capacidades para uma ou mais bicicletas, que podem ser acoplados ao veículo das mais diferentes formas.

Selecionamos cinco modelos que possuem como diferencial a segurança da bicicleta e do veículo que a transporta. Confira:

Spiderack

Entre os racks para utilização no porta-malas, oSpiderack TBK99 destaca-se por sua construção em plástico e alumínio, em uma estrutura arqueada estável e segura, com capacidade para transportar até três bicicletas.

Um problema frequente encontrado em suportes dessa categoria é que, devido à proximidade dos pontos de fixação, muitas vezes é necessária a remoção do canote do selim ou da roda de uma ou mais bicicletas, de forma poder acomodar três bicicletas lado a lado. A solução encontrada no Spidertrack foi utilizar uma estrutura em forma de arco,  separando as bicicletas em níveis de alturas diferentes, facilitando a armazenagem.

O rack Spiderrack é adaptável à maioria dos veículos em virtude do sistema de braços móveis e uma vez dobrado, ocupa pouco espaço quando não está em uso.

O rack Spiderack pode ser encontrado na Bike Haus por 298 reais, mais frete.

Saris Solo

Desenvolvido pelo designer Fabio Pedrini, este suporte minimalista para uma única bicicleta foi criado para quem prioriza a descomplicação na hora da instalação.

Seu grande diferencial é sua estrutura em uma única peça em plástico reforçado 100% reciclado, sem ajustes mecânicos ou peças metálicas que enferrujam.

Saris Solo utiliza pés emborrachados e articulados, que adaptam-se facilmente à maioria dos veículos. Ao contrário da maioria dos suportes para instalação na traseira dos veículos, o Solo não utiliza tirantes de borracha para prender as bicicletas. Em vez disso, possui duas práticas blocagens plásticas que garantem uma maior segurança às bikes, que não correm assim  o risco de se soltar e cair.

Para instalar o Saris Solo, basta ajustar as correias, prender sua bicicleta e pronto! Quando não está em uso, ocupa pouco espaço dentro do porta-malas.

O Saris Solo possui garantia vitalícia e pode ser adquirido na Chain Reaction Cycles por 60,49 dólares, mais taxas de envio.

Thule Sidearm 594XT

Sidearm 594XT é o rack topo de linha da marca sueca Thule para utilização no teto do carro. Ao contrários dos racks de teto convencionais que prendem a bicicleta pelo quadro ou pelo garfo dianteiro, o Sidearm 594XT utiliza um engenhoso sistema de fixação que trava a bike pela roda dianteira, através um gancho ajustável e emborrachado. Com isto, não existe o risco de arranhar ou danificar o quadro da bicicleta.

Este suporte é produzido em liga alumínio resistente a corrosão e possui parede dupla, que oferece máxima rigidez e resistência, suficiente para transportar praticamente qualquer tipo de bicicleta, seja ela mountain bike XC, freeride, downhill ou estrada.

O Sidearm é compatível com maioria dos formatos de roda do mercado, desde os aros 20” aos 29”, com largura máxima de até 2,6 polegadas.

O rack de teto Thule Sidearm 594XT pode ser encontrado na Kanui por R$ 1.054,00.

Thule HangOn 972

Derivado do clássico suporte Xpress 970, o suporte Thule HangOn 972 possui capacidade para transportar até três bicicletas, com a capacidade de carga de até 45kg.

Este modelo, que necessita ser instalado em um engate para reboque, tem a grande vantagem de não manter contato físico com o veículo, eliminando a possibilidade de arranhões e amassados no mesmo em decorrência do manuseio. Assim como seu modelo predecessor, o HangOn 972 possui suportes de quadro macios e protetores, que mantêm as bicicletas no lugar, sem o risco de danificá-las.

Ao contrário de modelos similares, por ser inclinável, permite o acesso ao porta-malas, mesmo quando em uso.

O Thule HangOut 972 pode ser encontrado naCycling por 887 reais.

Sea Sucker Hornet

Para quem tem problemas de espaço, a marca norte-americana Sea Sucker tem uma solução, no mínimo engenhosa. Trata-se do Hornet, um mini rack que utiliza duas ventosas de alto poder de sucção para fixar a bicicleta na lataria ou no vidro traseiro do veículo. De acordo com o fabricante, o sistema pode ser instalado / desinstalado em questão de segundos.

O Hornet é um suporte para uma única bicicleta, indicado para veículos do tipo hacht, SUV ou vans e pode ser utilizado para o transporte de praticamente qualquer tipo de bike, com exceção das tandems.

De pequenas dimensões, vem acompanhado por uma prática bolsa de armazenagem, que ocupa tão pouco espaço que pode ser transportada dentro do porta-luvas! Seu peso total é de menos de 1kg.

O Sea Sucker Hornet  pode ser encontrado no website da Amazon por 154,04 dólares, mais taxas de envio.

Contato

MTB Guaira rua monjoli 790
GUAÍRA - PR
85980-000
+55.4436423614
+55.4499934954
contato@mtbguaira.com.br