Shimano responde

21/11/2014 20:39

Algumas perguntas dos internautas ao site da revista bicicleta. Dicas basicas para quem quer tirar o maximo poveito de seu equipamento.

Quando devo trocar os rotores dos meus freios a disco?  Willenaldo Almeida – Crato, CE

Os rotores devem ser trocados quando apresentam sinais visíveis de desgaste, como por exemplo escurecimento devido ao aquecimento elevado; quando começa a ficar muito fino e a formar marcas de desgastes (riscos) na área de frenagem.
O que ajuda a prolongar a vida útil dos rotores de freio a disco é sempre utilizar pastilhas originais e trocá-las sempre que necessário.
Para obter ajuda na identificação da necessidade de troca e manutenção de freios a disco hidráulicos Shimano procure sempre um de nossos Shimano Service Center (SSC) mais próximo de seu endereço.

Qual a diferença e o ganho no uso de pedivelas triplo ou duplo tão usados atualmente em bikes de aro 29er? Renato Brasil – Catanduva, SP.

Muito bem Renato!
Esse é um ponto em que o ciclista é quem tem que avaliar o que melhor poderá atender as suas expectativas, visto que as rodas maiores, de aro 29, demandam mais energia e rotação para movimentá-las.
O ganho no pedivela duplo é no peso por ter uma coroa a menos. Você também ganha um pouco de agilidade nas mudanças de marcha por não ter a terceira coroa para mais uma troca de marcha.
Por outro lado, você terá uma velocidade final menor do que se tivesse com um pedivela triplo. Além disso, no pedivela triplo você terá um maior leque de opções de marcha, pois nunca vai te faltar marchas para cobrir qualquer tipo de terreno, limitação presente no pedivela de duas coroas.
Esperamos ter ajudado.

O que é “Burn In”? Se eu mesmo quiser posso fazer o procedimento após a montagem do freio, antes da utilização da bike, sem precisar levar a um Shimano Service Center? Poderia me explicar? Taylor – Rio Negro, PR.

Olá Taylor, obrigado pela sua questão.
O Burn In é o processo de queima das pastilhas novas instaladas na bike.
Porque é necessário fazer o Burn In:
Quando a pastilha está nova (O KM) é necessário fazer um procedimento para que a pastilha ganhe forma e assente melhor ao rotor de forma gradual e natural (Burn = queima).
Quando um ciclista sai para um pedal com uma bike cuja pastilha não foi feito o Burn In, algumas situações poderão ocorrer:
– O freio poderá ficar barulhento;
– A performance da frenagem não será tão eficiente;
– A “sensação” na frenagem é de contato de metal com metal (como uma lixa).

Por outro lado, quando se faz o Burn In a sensação que se tem ao frear a bike é de uma frenagem macia e potente, mais agradável.

O processo de Burn in:
Este processo consiste em realizar várias frenagens sucessivas, suaves e progressivas, como em uma descida leve, aplicando força gradual nos manetes dos freios para que pastilha e disco não “vitrifiquem” (e comecem a fazer barulho).

IMPORTANTE: Deve-se procurar um profissional experiente (a Shimano recomenda um Shimano Service Center ou loja de confiança) para realizar este processo: caso o Burn In não seja feito corretamente, você poderá ter prejuízo tendo que substituir as pastilhas.
O profissional tem experiência necessária e tato para dosar corretamente a força aplicada e a quantidade de vezes necessárias para realizar um Burn in ideal. Outro ponto importante: em caso de contaminação por óleo, graxa ou outros produtos semelhantes é necessário substituir as pastilhas.

 

Contato

MTB Guaira rua monjoli 790
GUAÍRA - PR
85980-000
+55.4436423614
+55.4499934954
contato@mtbguaira.com.br