Polário mostra as vantagens das rodas 29

06/06/2014 19:29

Uma das maiores dúvidas para quem está começando a andar de bike é saber qual o tamanho de rodas escolher e, muitas vezes, não conseguimos encontrar um bom tutorial que nos ajude nessa escolha. Hoje a Polário, e-commerce especializado embikes e artigos esportivos, consolidada há mais de três anos no mercado brasileiro, traz algumas dicas que irão te mostrar as vantagens de optar pelo aro 29.
 

O que é o aro da bicicleta?

Antes de começar a se aventurar na escolha do aro ideal, é preciso entender o que é exatamente esse "número" e porque é de suma importância escolhê-lo bem; o aro da bicicleta é a medida da parte interna do pneu e ajuda a definir à altura da bicicleta, por isso, é comum bicicletas infantis variarem entre aros 12 e 24 e as de adulto ultrapassarem os 26.
 

imagem


Além disso, o aro também interfere na atividade que será praticada, pois seu tamanho também altera o comportamento da bicicleta como um todo. Para praticantes de BMX, por exemplo, os aros usados são menores (20 ou 24 polegadas), pois dessa forma são mais resistentes e deixam a bike mais ágil para essa modalidade.

Vale lembrar que na maioria das vezes não é possível trocar e adaptar tamanhos de rodas diferentes em uma bicicleta, pois a suspensão (ou garfo) e quadro não são compatíveis.

 

 

Mountain Bikes - As diferenças entre os aros: 26, 27.5 e 29

Para nos aprofundarmos em uma discussão sobre as diferenciações entre os aros, precisamos entender o que os diferencia e é ai que vem uma duplinha chamada: Reach & Stack. É através desses dois que você pode definir o posicionamento biomecânicoda sua bike e certificar-se de que estará adquirindo um produto adaptado às suas necessidades.
 

imagem


Reach é uma linha imaginária horizontal determinada pelo comprimento de um quadro. Ela parte do centro do movimento central e segue até cruzar uma linha vertical imaginária ("stack", como veremos a seguir) que intercepta o centro da parte superior do head tube. Já o Stack é determinado pelaaltura do quadro, é a linha vertical imaginária que intercepta o Reach, partindo do centro da parte superior do head tube. 

Determinada essa convenção, é possível diferenciar os aros "26", "27,5" e "29" pois: a aro "26" possui sempre o menor stack e o maior reach, a aro "27,5" possui um pouco mais de stack que a aro 26 e um reach reduzido, enquanto a aro "29" tem um stack ainda maior e um reach menor. E o que isso quer dizer? 

Por meio do stack e do reach é possível determinar um "ângulo de ataque aos objetos". Quanto mais baixo for esse ângulo de ataque, melhor a roda conseguirá ultrapassar por obstáculos (pedras, galhos, etc.), com linearidade e pouca perda de energia, sendo assim mais confortável e rápida. 
 

imagem


Podemos ainda definir a dinâmica de aceleração VS inércia, isso quer dizer que: quanto maior a roda, maior é a energia consumida no arranque. Isso se dá devido ao fato de que, quanto mais longe estiver o peso (global da bicicleta e dinâmico das rodas – ou "inércia"), maior é o consumo de aceleração. Uma roda 29" consome 3,6% a mais de energia no arranque – mas acumula maior energia cinética em movimento enquanto uma roda 27,5" consome apenas 1,5% de energia. Ou seja, a roda 29 é mais difícil para começar a girar, mas mantém esse giro com maior facilidade.
 

imagem


Precisamos ainda levar em conta que, quanto maior for o diâmetro do pneu, maior será seu contato com o solo e, quanto maior esse contato, melhor a capacidade de frenagem da bike e a segurança em curva. 
 

 

Por que escolher o aro 29"?

 

imagem


Como vimos anteriormente, uma bike aro 29" tem uma maior área de contato com o solo, favorecendo a tração, frenagem e curvas; consegue manter melhor embalo do ciclista; possui um melhor ângulo de ataque; são mais confortáveis e ainda cansam menos os ciclistas pois requer menos energia para manter-se em movimento, ainda quer mais? 

Além de todas as vantagens que só uma aro 29" pode lhe proporcionar, a Polário ainda conta com a linha Mazza Ninne, bikes perfeitas tanto para ciclistas que admiram um belo passeio quanto para os que precisam de um equipamento confortável, resistente e moderno para enfrentar a correria do dia-a-dia e trilhas nos finais de semana. 

A Mazza Ninne conta com três configurações: Kit Shimano Altus, Kit Shimano Acera e Kit Shimano Deore, tornando-a a mais procurada pelos ciclistas por seu custo benefício e podendo atender de ciclistas amadores até mesmo aqueles que querem pegar uma trilha mais pesada. 

Esperamos que, com esse pequeno tutorial, tenhamos ajudado na escolha da sua bike dos sonhos! É normal ficar com um pouco de dúvida, ainda mais quando os números são tão próximos um do outro, mas lembre-se sempre de pensar na finalidade da sua bicicleta antes de realizar sua compra, conferindo se a bike atende às suas necessidades sem você ter de abrir mão do conforto. 

Contato

MTB Guaira rua monjoli 790
GUAÍRA - PR
85980-000
+55.4436423614
+55.4499934954
contato@mtbguaira.com.br