Empresa alemã inova com freio a disco que utiliza água como fluido hidráulico

24/08/2015 18:57
Brake Force One H2O

Novo Brake force One H2O será lançado oficialmente durante a maior feira de bicicletas da Europa, a Eurobike 2015

Nem óleo mineral, nem o corrosivo fluido D.O.T. A Brake Force One (BFO), marca alemã especializada em freios de alta performance para bicicletas divulgou esta semana as primeiras imagens do novo Brake Force One H2O, um modelo cuja característica mais marcante é a utilização de água como fluido de acionamento hidráulico.

 

Ainda não foram divulgados detalhes técnicos sobre o novo freio, que será oficialmente apresentado dia 26, durante a Eurobike, maior feira de bicicletas, componentes e acessórios da Europa. Até lá fica a grande dúvida de como a empresa alemã conseguiu resolver a questão do baixo ponto de ebulição da água, em relação aos fluidos sintéticos e ao óleo mineral, utilizados em freios hidráulicos convencionais.

Embora tecnicamente qualquer líquido possa ser utilizado em um sistema hidráulico, as altas temperaturas atingidas durante uma frenagem podem fazer com que o fluido ferva no interior dos freios, transforme-se em vapor e pare de funcionar, o que pode ocasionar sérios acidentes.

Embora tanto os óleos minerais quanto os fluidos D.O.T. possuam uma temperatura de ebulição mais elevada que a água, a Brake Force One alega que esta última possui um maior poder de transmissão de energia, o que se traduz em maior poder de frenagem e maior modulação (controle) nas manetes de freio e menor esforço para seu acionamento.

Além disso, seu custo financeiro e ambiental é infinitamente inferior aos demais fluidos utilizados nos atuais freios hidráulicos.

De acordo com o fabricante, o novo freio Brake Force One H2O será comercializado por 595 euros o par. Em breve traremos maiores informações por ocasião da Eurobike.

fonte - MTB Brasilia

Contato

MTB Guaira rua monjoli 790
GUAÍRA - PR
85980-000
+55.4436423614
+55.4499934954
contato@mtbguaira.com.br