A hora certa para trocar a Corrente.

25/08/2014 20:20

Fim de semana é sagrado, alem das festas, os pedais fazem parte da galera do MTB Guaira. Na sexta feira em um pedal de leve ao entardecer, senti a corrente fazer 2 barulhos estranhos. Opa, hora de ficar atento e verificar pois a bike(GT Zaskar) esta nova, com 7 meses e 1532 km rodados, sendo a maioria em estradas rurais e trilhas, sem muitos desgastes. A corrente que veio na GT é uma KMC X10.

O que eu pensava realmente aconteceu, fui medir a distancia dos elos da corrente e comprovei que realmente prescisava trocar a corrente da bike. Se tivesse engraxado de forma correta e limpa tambem, ja li na internet de correntes de MTB que duram mais de 2000 km.

Abaixo a pergunta feita por um leitor ao PraQuemPedala...

" Qual é a hora de trocar a corrente da minha bicicleta, você sabe?  A troca da corrente é extremamente importante para a durabilidade do seu equipamento. Com o uso, inevitavelmente os elos que formam a corrente começam a esticar, criando uma folga. Dependendo do tamanho desta folga, a corrente começará a danificar o cassete e até o pedivela. Uma corrente trocada na hora certa, faz com que a durabilidade do cassete seja muito maior. Com a manutenção certa, um cassete pode durar até 10 correntes. Mas se a dilatação não for observada, o cassete pode durar UMA corrente. Outros fatores podem alterar a durabilidade da corrente, como clima, lubrificação, limpeza, condições da pista, estilo de pedalar e outros. Por serem tantas as variáveis que determinam o tempo de utilização de uma corrente, não existe tempo ou quilometragem específica para trocar a corrente. A única forma de saber a hora certa de comprar uma nova corrente é medindo o quanto ela se dilatou. Existem ferramentas especificas para medir a dilatação da corrente. Você também pode levar sua bicicleta ao seu mecânico, ele poderá medi-la. Mas no caso de fazer você mesmo, a medida que indica a necessidade de trocar uma corrente é de 0,05 mm. Ou seja, se o medidor indicar que o elo de sua corrente se dilatou mais de 0,05 mm, está na hora de trocar sua corrente. "

Antes - O passar a ponta do medidor de corrente indica que sua corrente esta gasta.

Depois - corrente nova, elos certos e sem folgas(o medidor nao passa). A corrente escolhida foi uma shimano HG-CN54 Deore(otimo custo beneficio). O preço dela na loja Fronteiras bike em Salto del Guaira - PY, foi de R$ 75 reais.

Link para quem prescisar comprar o medidor de folgas de corrente.

produto.mercadolivre.com.br/MLB-577631665-medidor-folgas-corrente-bike-8-9-10v-shimano-sram-fret-grati-_JM

Uma manutenção bem feita garante boas pedaladas e mais vida util de sua bike. 

Dicas - Leandro Rigolin(MCR mountain bike)

Equipe MTB Guaira

 

 

Contato

MTB Guaira rua monjoli 790
GUAÍRA - PR
85980-000
+55.4436423614
+55.4499934954
contato@mtbguaira.com.br